O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) proibiu o funcionamento de boates, casas de shows e similares entre os dias 12 e 16 de fevereiro, datas em que seria celebrado o Carnaval.
Eventos religiosos também estão proibidos de serem realizados. Eventos particulares já agendados poderão ocorrer, desde que cumpram as medidas de biossegurança já impostas pelo Município.
As medidas emergenciais e temporárias durante o período que seria o carnaval foram reforçadas em um novo decreto baixado pelo prefeito na última sexta-feira (12).
Anteriormente, ele já havia vetado a realização de qualquer festa carnavalesca em ambientes públicos e privados da Capital.
O Prefeito determinou ainda que as secretarias municipais suspendessem a emissão de qualquer tipo de autorização para eventos e festejos nas datas citadas sob pena de multa para quem descumprir o decreto.
A medida, conforme o gestor, foi tomada por decorrência do crescente número de casos confirmados, bem como de óbitos em razão da COVID-19.
A festa de carnaval, que é uma tradição no país, evidencia uma probabilidade de alta transmissibilidade e risco de agravamento do atual quadro de saúde pública vivenciada.
Para atendimento das denúncias referentes ao descumprimento das disposições contidas no decreto, o Município disponibiliza os seguintes canais de comunicação: Disque Denúncia (fone: 3616-9614) de segunda a sexta e Polícia Militar (fone: 190).