Com 20 votos, o deputado Max Russi (PSB) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2021/2022. A eleição foi realizada na noite desta terça-feira (23) e teve apenas uma chapa inscrita.
Foi registrado um voto contrário e dois votos em branco.
O deputado Eduardo Botelho (DEM), ocupará a primeira-secretaria – a quem compete o ordenamento de despesas na Casa.
Dilmar Dal Bosco (DEM), ficou na vice-presidência, enquanto Wilson Santos (PSDB), na segunda vice-presidência. Janaina Riva (MDB), delegado Claudinei (PSL) e Allan Kardec (PDT), ocupam a segunda, terceira e quarta secretaria, respectivamente.
A nova disputa ocorreu após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida na última segunda-feira (22).
O magistrado suspendeu a eleição realizada no ano passado e que reconduziu Botelho à presidência. A decisão atendeu a um pedido do partido Rede Sustentabilidade (Rede). Para a sigla, o trecho da Constituição Estadual que permite reeleições sucessivas é inconstitucional.
Homenagem a petista
A chapa eleita nesta noite leva o nome de “Valdir Barranco”, em homenagem ao deputado que está internado em São Paulo, em razão de complicações da Covid-19.
O petista ocupava a quarta secretaria na antiga composição.
Havia uma intenção de que ele continuasse no cargo, mas por orientação da procuradoria da Casa, não foi possível mantê-lo, uma vez que o regimento interno da Casa de Leis só permite a presença de deputados que assinem a ficha de inscrição.