O Ministério Público Estadual (MPE) apura a possível existência de vacinas contra a Covid-19 “represadas” em Cuiabá.
Atualmente, há uma investigação da 36ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da Capital relativa ao processo de imunização no município.
Na manhã de quinta-feira (22), equipes do MPE estiveram na Vigilância Sanitária do município, a fim de verificar a quantidade de vacinas disponíveis na Capital.
A diligência foi feita por meio da equipe do Centro de Apoio Técnico à Execução (Caex) do MPE.
Segundo o promotor de Justiça Clóvis de Almeida Júnior, além da contagem do número de vacinas disponíveis, o MPE também busca informações sobre quantidades reservadas para a primeira e segunda dose das vacinas.
Estão sendo apuradas ainda a capacidade de vacinação diária do município em cada ponto de vacinação, bem como o cronograma para aplicação da primeira e segunda doses de acordo com os quantitativos reservados pelo município.
Durante a inspeção, também foram obtidos documentos sobre o andamento da vacinação.
O procedimento, conforme o promotor, busca ampliar a transparência na gestão da vacinação, evitar o represamento de imunizantes, bem como a ocorrência de prejuízos sociais, que podem acarretar.
Incluindo neste último ponto, a eventual responsabilização por atos de improbidade administrativa pelos gestores públicos.
Outro lado
Por meio de nota, prefeitura de Cuiabá se manifestou a respeito dessa apuração e afirmou que se “pauta pelo zelo e transparência”, tendo disponibilizado ao MPE e ao Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) acesso ao sistema de acompanhamento do público vacinado.
Disse ainda que todas as informações da campanha de vacinação, como doses recebidas e distribuídas, podem ser acompanhadas em tempo real por meio da plataforma Localiza SUS.
Ainda conforme o município, até às 11:03 da última quarta-feira (21), Cuiabá havia aplicado 89.425 doses da vacina contra a Covid.
Segundo os dados levantados a partir da contagem dos frascos utilizados, até o encerramento da vacinação no dia 21/04 foram aplicadas 100.294 doses. A
Por fim, o Município disse que a diferença entre os dados do Localiza SUS e do levantamento da coordenação da campanha é devido aos registros de aplicação, que ainda não foram lançados no sistema do Ministério da Saúde.