A interdição total da trincheira Jurumirim, para obras de reparo estrutural da passagem, terá início nesta segunda-feira (7). O anúncio foi feito pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), nesta quarta-feira (2).
O início dos serviços já foi anunciado pela Prefeitura de Cuiabá, que atuará no auxílio ao bloqueio do trânsito da região.
Será realizada a interdição total da trincheira para execução das obras e a previsão é de término em sete meses. Serão executadas obras e serviços para corrigir as patologias no pavimento ao longo do 1,32 km de extensão da trincheira (parte inferior), entre os bairros Jardim Leblon e Bosque da Saúde, na Avenida Miguel Sutil.
Também será feita a correção das infiltrações e de problemas com as juntas de dilatação nas pistas marginais (parte superior).
Com a realização desses serviços, a trincheira precisará ser totalmente interditada para o trânsito de veículos nos dois sentidos: Avenida Miguel Sutil em direção à Avenida Rubens de Mendonça e Avenida Miguel Sutil em direção à Avenida Fernando Corrêa da Costa. Já o acesso pelas pistas marginais continuará liberado.
Essas melhorias são necessárias para que o Governo do Estado possa concluir em definitivo a obra e entregá-la à responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), informou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
Ele explica que a construção da trincheira Jurumirim, idealizada para a Copa do Mundo de 2014, foi entregue e liberada para o tráfego naquele ano, apesar de a obra não estar totalmente concluída, com 97,8% dos serviços executados. Na época, faltavam serviços complementares de paisagismo, mas o contrato foi encerrado em razão de embaraços jurídicos e administrativos.
No entanto, foram diagnosticadas falhas no pavimento e a Sinfra teve que fazer um levantamento técnico dos problemas existentes ao longo da estrutura e agora vai atuar para corrigi-los. Estão estimados investimentos de R$ 14,2 milhões para a execução dessas obras.
Esse investimento será custeado, neste primeiro momento, pelo Estado, para finalizar o quanto antes a obra. Porém, o governo vai buscar ressarcimento junto à construtora responsável, em razão de as melhorias serem necessárias devido à má execução do projeto, segundo o secretário.
Rotas alternativas
Em razão da execução das obras e do impacto no trânsito previsto, a Sinfra contará com o apoio dos agentes da Secretaria de Mobilidade da Prefeitura de Cuiabá, que vão auxiliar no controle do tráfego de veículos pelas imediações, bem como orientar os condutores no acesso às rotas alternativas.
O objetivo é evitar problemas de trânsito, especialmente em horários de pico, em que há grande movimento de veículos. Em todas as rotas propostas de desvio, o Governo do Estado realizou a instalação de sinalizações verticais e horizontais indicativas, bem como a recuperação do asfalto das vias, a fim de facilitar o deslocamento dos condutores.
Confira as rotas propostas