As aeronaves com as delegações da Colômbia e do Equador chegam na noite de sexta-feira (11) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. As equipes estão entre as que terão jogos da Copa América na Arena Pantanal.
O transporte das equipes até os dois hotéis em Cuiabá onde as seleções ficarão hospedadas será feito sob um forte esquema de segurança e não haverá contato com público.
Segundo a organização do evento, os atletas e membros das delegações vêm todos testados de seus países de origem e realizam novo teste da Covid antes dos jogos.
Responsável pela escolta das delegações e da arbitragem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçou as quatro cidades que vão sediar o evento: Cuiabá, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia.
Uma ambulância do Samu também vai integrar a escolta para algum caso de imprevisto. A Polícia Militar e a forças de segurança dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande também participam da logística.
Amanhã, as seleções da Colômbia e Equador devem fazer treino de uma hora em Várzea Grande e em Cuiabá e eles serão fechados para imprensa.
Dentro dos locais, apenas os jogadores, equipe técnica, segurança privada e representantes da Conmebol.
Segurança e protocolos
Para garantir o esquema de segurança da Copa América, mais uma reunião entre as forças de segurança estaduais e federais com a Conmebol foi realizada ontem.
Na ocasião, foram tratadas pautas como o fechamento do entorno da Arena Pantanal e dos locais de treino das seleções da Colômbia e Equador, ruas de acesso do estádio e os de treinamento, escolta do aeroporto, hotéis e nos gramados.
Todos os policiais envolvidos no esquema de segurança estão vacinados contra a Covid-19 ou tiveram que passar por testes para ver se estão ou não com vírus ativo.
Todas as pessoas que acessarem o estádio também terão que ter se submetido a testes do tipo PCR, sejam jornalistas, quanto as delegações e os policiais.
Os seguranças privados, organizadores e todos que trabalham dentro da Arena Pantanal na organização da Copa América terão que passar por testes de Covid-19 a cada 48 horas, tendo jogo ou não, até o fim dos jogos em Cuiabá.
Também foi definida a quantidade de policiais militares e bombeiros que irá atuar dentro da Arena Pantanal. Do lado externo, a Secretaria de Estado de Segurança Pública vai montar todo aparato de segurança para garantir que não haverá aglomerações.
A Polícia Militar vai reforçar o policiamento de bares e restaurantes para evitar aglomerações nos dias de jogos.