Um Posto de Saúde da Família (PSF) da cidade de Lucas do Rio Verde foi assaltado e 84 doses de vacinas contra a Covid-19 foram levadas. A prefeitura acionou a polícia e registrou um boletim de ocorrências na terça-feira (22).
Por meio de nota, a prefeitura apontou que os PSFs da cidade são utilizados para distribuição de doses das vacinas, como forma de descentralização da imunização.
No comunicado, a prefeitura esclareceu que as doses levadas são da Coronavac. Ao todo, o PSF foi abastecido com 210 imunizantes, total que seria suficiente para os agendamentos de terça e quarta-feira.
Desse número, cerca de 90 doses já haviam sido aplicadas. Contudo, no final da tarde, ao conferir o estoque e perceber 17 frascos vazios, uma das servidoras da unidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde.
Uma equipe da Polícia Civil foi acionada para fazer o registro da ocorrência e isolamento do local. A Secretaria informa que a sala do PSF onde ficam os imunizantes não tinha câmera ou controle de acesso.
Conforme a Procuradoria Municipal, será instaurada uma sindicância interna para apurar o caso e todas as medidas cabíveis serão tomadas conforme decorrer do processo. O Ministério Público também já foi informado sobre o caso. O Município segue acompanhando a investigação da Polícia para prestar esclarecimentos à população.
A Secretaria de Saúde informa ainda que a vacinação por agendamento prevista para esta quarta-feira não será prejudicada.
A Prefeitura fará as devidas solicitações ao Governo do Estado a fim de obter uma reserva técnica, reaver o quantitativo perdido e não causar prejuízos àqueles que receberiam as doses furtadas.