O número de cidades com risco alto de contágio para a Covid-19 voltou a cair em Mato Grosso, como apontam dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, na terça-feira (20).
Conforme o novo boletim da situação epidemiológica do coronavírus, 12 cidades do estado têm risco de contágio alto. No último registro, disponibilizado na semana anterior, 13 municípios estavam listados nesta classificação.
As cidades com classificação alta de contágio são: Barra do Garças, Canarana, Colniza, Figueirópolis D’Oeste, Indiavaí, Jangada, Luciara, Nova Ubiratã, Novo São Joaquim, Primavera do Leste, Sapezal e Vale de São Domingos.
Confira as medidas de acordo com a classificação de risco:
- Nível de Risco MODERADO
a) implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para o Nível de Risco BAIXO;
b) quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias. - Nível de Risco ALTO
a) implementação e/ou manutenção de todas as medidas previstas para os Níveis de Risco BAIXO e MODERADO;
b) proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração;
c) proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos, devendo ser disponibilizado canais de atendimento ao público não presencial;
d) adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória, iniciando com incentivo à quarentena voluntária e outras medidas julgadas adequadas pela autoridade municipal para evitar a circulação e aglomeração de pessoas.