A Operação Integrada Transpantaneira, realizada na zona rural do município de Poconé (100 km de Cuiabá), teve início na quarta-feira (28).
A ação é coordenada pela Adjunta de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), com o objetivo de intensificar as ações de combate aos crimes ambientais da região, em especial os relacionados aos incêndios florestais.
As forças de segurança irão repassar orientações para as comunidades sobre crimes ambientais; fazer monitoramento da Rodovia MT-060, Estrada Parque Porto Cercado e Estrada Parque Transpantaneira.
Além disso, também estão previstas ações de policiamento ostensivo preventivo e repressivo, prevenção e combate aos incêndios florestais, fiscalização dos possíveis crimes ambientais e detecção de anseios e preocupações da sociedade local.
A operação será composta por quatro ciclos e permanecerá em Poconé até o início do mês de setembro. Participam da operação equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), por meio do 1º Comando Regional, e da Polícia Militar (PM-MT), por meio do Batalhão de Proteção Ambiental e a Força Tática do 2º Comando Regional da PM.