O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Jonildo José de Assis, afirmou que o saldo da operação contra bandidos do Novo Cangaço, em Nova Bandeirantes, foi uma “resposta à altura da agressão sofrida pelos cidadãos”.
Conforme noticiado pelo Jornal da CBN Cuiabá, a operação resultou na morte e nove suspeitos e a prisão de mais cinco pessoas por envolvimento direto no roubo a duas agências bancárias da cidade no início de junho.
Ao comentar sobre a operação desenvolvida pelas forças de segurança no município, o coronel afirmou que o trabalho realizado pelos agentes deu a “resposta” do povo mato-grossense de que este tipo de situação não é aceita no estado.
“Passa a mensagem que nós mato-grossenses não aceitamos esse tipo de situação. Entendo que foi uma resposta proporcional e à altura da agressão sofrida pelo cidadão mato-grossense promovida por esses criminosos”, disse na manhã desta terça-feira (17).
“É ruim de se ver as pessoas desnudas, vilipendiadas do seu direito de ir e vir e colocadas à frente de seus veículos na frente dos estabelecimentos bancários sofrendo ali uma agressão direta de disparos de alto poder ofensivo”, acrescentou.
O crime
O crime ocorreu no dia quatro de junho na cidade de Nova Bandeirantes. Na ocasião, os bandidos assaltaram duas cooperativas de crédito do município simultaneamente e levaram civis como reféns em carros de fuga.
Devido à situação, agentes da segurança pública foram acionados para atuar na resolução do crime. Posteriormente, com cerca de 120 policiais empenhados nas buscas, cinco confrontos diretos foram registrados contra suspeitos.
Como resultado dos embates, nove suspeitos foram mortos, sendo que em todas as ocorrências foram localizadas quantias vultosas de dinheiro e armas. Paralelamente, cinco prisões também foram executadas.