O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) determinou a descentralização da imunização na Capital. Os postos de saúde da família passarão a aplicar a segunda dose da vacina Contra a Covid-19.
Nem todos, porém funcionarão como polos de imunização contra o vírus.
Conforme o prefeito, serão definidas algumas unidades nas quatro regionais da cidade.
As unidades serão definidas pela coordenação da Atenção Primária que, juntamente com a coordenação da campanha de imunização, entregará ao prefeito o planejamento de execução da descentralização até a próxima quinta-feira (2).
“No momento serão selecionados alguns postos em cada uma das quatro regionais onde as segundas doses serão aplicadas. Não podemos comprometer o funcionamento de todos os postos de saúde, porque continuam atendendo as demandas normais do dia a dia, inclusive ainda estamos realizando a campanha da Influenza”, disse Emanuel.
Ainda não foi definida uma data para início do envio dos imunizantes para os postos.
Horário estendido
Nesta semana, três polos de vacinação da Capital funcionaram com estendido até às 21h: SENAI Porto, UFMT e SESI Papa (ambos drive-thru).
Entre segunda e sexta-feira todos os três polos aplicaram mais de 9 mil doses cada, totalizando 28.750 doses no período.
Somando com os polos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e SESC Balneário, o saldo desses últimos cinco dias foi de 38.165 doses aplicadas, entre primeira e segunda dose e dose única.