Um fato lamentável teria ocorrido na partida entre Nova Mutum e União, no último domingo (31), no estádio Valdir Doilho Wons.
Em Boletim de Ocorrência registrado logo após o fim da partida, o preparador físico do Colorado, Jaques Douglas, alegou uma suposta injúria racial por parte do presidente do Azulão, Anir Siqueira.
“Negrinho vagabundo, aqui você não tem bola nenhuma, não. E, as bolas que você quer estão lá no campo. Pode sair daqui, seu negrinho”, diz trecho do B.O.
De acordo com o que foi declarado, o episódio aconteceu antes mesmo de a bola rolar no duelo, vencido pelo União por 1 a 0.
Assim que o jogo terminou, Jaques Douglas foi até a delegacia de Nova Mutum e registrou a queixa.
Para o presidente do União, Redyner Souza, o caso é um dos mais tristes da história do futebol mato-grossense.
“A vitória hoje foi triste, foi uma vitória vergonhosa, onde não deveria ter acontecido nem o jogo. Estou decepcionado, entristecido. O nosso preparado físico estava em lágrimas ao final da partida pelo que foi feito com ele”, declarou o presidente do Colorado.
A Federação Mato-grossense se pronunciou sobre o caso em nota pública nas redes sociais e disse ser contra qualquer atitude discriminatória.
“Por isso, a FMF vai acompanhar junto às autoridades competentes, os fatos denunciados pela equipe do União Esporte Clube neste domingo (31), no município de Nova Mutum, para apurar o caso”.
Veja o que foi descrito na súmula do jogo, registrada pelo árbitro da partida:
“Fui informado pelo Sr. Marcelo Wilian Gagliano, responsável pelo clube, após a conclusão da partida, que o Sr. Anir Siqueira Coimbra, presidente do Nova Mutum Esporte Clube, ofendeu o preparador físico do União Esporte Clube com as seguintes palavras ‘negrinho, vagabundo’. O mesmo ainda informou que o presidente também ofendeu o número 5 do UEC, Sr. Ruan Marcos Jesus dos Santos, de macaco. Ressalto que o presidente do Nova Mutum, Anir Siqueira apresentava sinais evidentes de embriaguez. Reitero que nenhum membro da arbitragem e o delegado da partida Sr. Diogo José Ribeiro Carvalho, presenciou esse fato, pois de acordo com o relato do Sr. Marcelo Wilian Gagliano o fato aconteceu na arquibancada. A arbitragem foi informada que a equipe do União Esporte Clube se deslocou até a delegacia para registra boletim de ocorrência. Informo também que antes do início da partida, com as duas equipes dentro do campo de jogo, houve um desentendimento e uma confusão generalizada entre jogadores, comissão técnica e diretoria de ambas as equipes. Ressalto que as expulsões estão descriminadas nas penalidades do jogo”.
Do Olhar Esportivo