O novo modelo de ensino médio baseado em competências será apresentado nesta quinta-feira (4) em um evento realizado pelo Sesi Escola. Para a gerente de Educação, Saúde e Segurança da instituição, Simone Cruz, o novo sistema foge das tradicionais “gavetinhas” de ensino.
Ao Jornal da CBN Cuiabá desta quarta-feira (3), a gerente afirmou que o modelo vem em substituição ao formato atual, que particiona o conhecimento em disciplinas. No novo sistema, a educação é dividida por grandes áreas do conhecimento.
“Então, essas disciplinas, esses componentes, foram agrupadas em quatro grandes áreas: área linguagens, área de matemática, ciências da natureza e ciências humanas”, explicou Simone.
Ao Jornal, a gerente apontou ainda que, seguindo o modelo de competências, os professores precisarão planejar a aplicação dos conteúdos por meio de projetos colaborativos, de forma que o material seja apresentado de maneira contextualizada.
O objetivo principal do novo sistema, conforme destacado por Simone, é a viabilização de um sistema de ensino no qual o foco seja a resolução de problemas práticos, na contramão do que seria o modelo atual baseado em “gavetinhas”.
O evento “Novo Ensino Médio do Sesi tá + que on” será realizado a partir das 16h30 virtualmente de forma gratuita. Acesse a programação completa AQUI.