Ao longo de 31 operações realizadas no mês de outubro, a polícia prendeu 136 motoristas por dirigirem bêbados em Cuiabá, Várzea Grande e Sorriso.
Dirigir embriagado é crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito, que é verificado pela presença de álcool superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido.
A pena é detenção de seis meses a três anos, multa de R$ 2.934,70 e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo.
Nas operações, foram fiscalizados 2.379 veículos, 902 veículos foram autuados e 688 removidos. Foram realizados 1.278 testes de alcoolemia e confeccionados 1.401 Autos de Infração de Trânsito.
Os flagrantes de pessoas conduzindo veículos sem possuir a CNH também continuam. Foram 271 autuações de motoristas inabilitados. Essa é uma infração de trânsito com penalidade de natureza gravíssima no valor de R$ 880,41, prevista no artigo 162, I do Código de Trânsito Brasileiro.
O objetivo das operações de fiscalização é conscientizar, estimular boas práticas e a mudança de comportamento no trânsito para salvar vidas.
As operações ordinárias são realizadas pela equipe de fiscalização do Detran em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTRAN).