Mato Grosso já recebeu pouco mais de 5,9 milhões de doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde. Deste total, pouco mais de 5,3 milhões já foi enviado aos 141 municípios do Estado, o equivalente a 90% do volume recebido.
Os dados são da secretaria de Estado de Saúde.
De acordo com a Pasta, as prefeituras aplicaram 4.363.529 doses, 81% do montante recebido.
São mais de 2,4 milhões de aplicações como primeira dose ou dose única e cerca de 1,6 milhão como segunda dose.
O percentual de aplicação está um pouco acima da semana retrasada, que era de 80,7%
Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Pontal do Araguaia (99,5%), Torixoréu (99%), Diamantino (98,5%), Nortelândia (97,2%), Nova Brasilândia (96,7%), Glória D’Oeste (96,6%), São José do Povo (96,5%), Ipiranga do Norte (96,4%), Campos de Júlio (96,1%) e Alto Taquari (95,9%).
Distribuição
Recentemente houve uma mudança no formato de distribuição dos imunizantes, que passaram a ser encaminhados aos Municípios mediante solicitação das gestões locais.
A medida se deve ao risco de perda de doses, devido ao prazo de validade e à baixa procura pela vacinação em algumas cidades.
Essa logística já ocorre com todos as outras vacinas da Campanha Nacional de Imunização.
As solicitações são feitas por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (Sies), conforme fluxo já estabelecido com as demais vacinas.
Os municípios devem solicitar o quantitativo de doses uma vez por semana, às sextas-feiras. A entrega é feita na semana seguinte.