O prefeito em exercício de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), tornou facultativo o uso de máscara para proteção contra Covid-19 em locais abertos. A medida consta em um decreto baixado nesta sexta-feira (19) e já está em vigor.
A decisão, segundo Stopa, leva em consideração a queda no número de casos da doença e o avanço da campanha de imunização contra o vírus.
Até o momento, a Capital aplicou mais de 828 mil doses da vacina. Segundo o prefeito, o Município atingiu a cobertura vacinal de 90% da primeira dose para o público acima de 18 anos (459.541 mil pessoas).
Já o esquema vacinal completo (primeira e segunda dose ou dose única) chega a 76,8%.
Já para pessoas de 12 a 17 anos, o percentual atingido é de 66% de adolescentes vacinados (de um total de 54 mil pessoas).
Com relação às hospitalizações, a cidade tem hoje quatro pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e três enfermarias ocupadas por vítimas da Covid.
Todas as internações são no Hospital Referência – antigo Pronto-Socorro da Capital.
“Com a queda dos números de infectados e de ocupação de leitos de UTIs, neste primeiro momento, adotamos a medida de tornar facultativo o uso de máscara somente em locais abertos. Isso é uma realidade em várias cidades do país. E Cuiabá está acelerada em seu plano de vacinação. Estamos na esperança de que não tenhamos nenhuma internação por essa doença”, argumentou Stopa.
“Já tivemos na nossa cidade mais de 5 dias sem mortes pela Covid e esperamos que, daqui pra frente, possamos controlar a proliferação deste vírus que destruiu muitas famílias”, concluiu.