O governador Mauro Mendes (DEM) lançou, na manhã desta sexta-feira (26), a obra do Parque Novo Mato Grosso. A obra custará R$ 150 milhões, com previsão de ser concluída até 2023.
Segundo Mendes, essa é uma das mais importantes iniciativas do Estado para o desenvolvimento da Baixada Cuiabana.
O evento contou com a presença do tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, e diversas autoridades. Entre elas, o prefeito em exercício de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV).
Stopa chegou a discursar durante o ato, demonstrando mais um sinal de aproximação entre o governo do Estado e o Município.
Parque
Com área total de 300 hectares, o parque irá contar com autódromo, estacionamento para mais de 12 mil veículos, espaço para shows e eventos para 100 mil pessoas.
O espaço terá, ainda, kartódromo, lago para prática esportiva com 100 hectares, museu do agro, pista de motocross, pista de caminhada de 5 km, pista de skate, pista de ciclismo, pista de bicicross, parque da família e pista para arrancadão.
“Essa é uma das mais importantes obras para o desenvolvimento da Baixada Cuiabana. Vamos construir aqui um dos mais belos autódromos desse país e da América Latina. E não estamos apenas dizendo que vamos fazer. Já estamos fazendo”, disse Mendes.
De acordo com o governador, todo o entorno do parque já está sendo estruturado para evitar engarrafamentos, bem como receber milhares de visitantes para os eventos.
As obras estão sob a responsabilidade de contratação pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). Já as atrações do parque serão contratadas via Companhia Mato-grossense de Participações e Projetos (MT Par).
“Já temos o acesso licitado pela Sinfra. A partir da estrada da Chapada acessaremos por uma pista dupla. Vamos construir toda a estrutura necessária para não causar perturbação ao trânsito. Teremos mais de 12 mil vagas de estacionamento, com meta de chegar a 15 mil vagas”, relatou.
O objetivo, conforme o governador, é colocar o parque em funcionamento em até dois anos, fazendo do local um dos maiores espaços multieventos da América Latina, que vai movimentar o comércio, serviços, turismo e geração de empregos.
O piloto Nelson Piquet elogiou a iniciativa do Governo de Mato Grosso.
“Estou muito orgulhoso de vir aqui. É uma maravilha para o automobilismo e para Mato Grosso, que é a máquina que está impulsionando a economia do Brasil”, disse ele.