A Polícia Federal prendeu quatro pessoas na manhã desta quarta-feira (1) durante a deflagração da Operação Argentarius. A ação visa desmontar uma quadrilha que operava com um banco paralelo utilizado para financiar o tráfico de drogas, contrabando de agrotóxicos e roubo de insumos agrícolas.
Ao todo, 29 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Rondonópolis, Cuiabá, Paranavaí (PR) e Santana do Araguaia (PA). Informações da polícia apontam ainda que cerca de meio bilhão de reais foram movimentados pelo grupo.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, o montante movimentado por meio do banco paralelo não condiz com a renda dos investigados, que utilizariam empresas de fachada e contas de laranjas para as transações irregulares.
Das quatro prisões cumpridas, três foram relativos à arma de fogo e um a agrotóxicos. Ao todo, dez carros foram apreendidos.
O nome da operação faz menção aos argentarius, que eram personagens do império romano responsáveis por bancos de depósitos e operações de câmbio. Eram bancos particulares, com atuação, portanto, semelhante ao do principal alvo da operação.
Vídeos mostram carro e fazenda de investigados:
Imagens mostram a ação dos policiais durante o cumprimento dos mandados: