O prefeito de Conquista do Oeste, Daniel de Menezes Alvares, baixou um decreto com medidas para evitar a disseminação da Covid-19 no Município. Muitas delas trazem regras para a realização de velórios na cidade.
As celebrações podem ser realizadas, sem restrições de horário ou dia, desde que a pessoa não tenha falecido em decorrência do coronavírus. Também foi proibida a realização de velórios em residências e em ambientes com área inferior a 30m².
As despedidas devem ter duração máxima de quatro horas e fica proibido qualquer tipo de aglomeração nos locais.
Nos velórios, será permitida a presença de no máximo cinco pessoas ao mesmo tempo dentro do ambiente interno, observando o distanciamento de 1,5m.
As janelas e portas do local do velório devem ser mantidas abertas para propiciar a ventilação constante.
Por determinação do prefeito, idosos com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos, gestantes, lactantes, crianças com até 12 anos, pessoas com sintomas de problemas respiratórios não devem comparecer às cerimônias.
O documento é da última segunda-feira (17).
Demais medidas
O texto também mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção – inclusive para aqueles que já estejam imunizados contra a Covid- para acesso e desempenho de atividades em prédios públicos e estabelecimentos comerciais.
Aos estabelecimentos privados, seguem mantidas algumas medidas impostas ainda no início da pandemia, a exemplo da disponibilização de álcool 70%.
Tais estabelecimentos deverão, ainda, priorizar o atendimento de pessoas que são consideradas grupo de risco, evitando sua longa permanência nos locais.
As pessoas infectadas ou com suspeita de Covid deverão permanecer em isolamento, seja em suas residências ou na unidade hospitalar, sob pena de responsabilização – inclusive na esfera criminal.
Em caso de descumprimento das medidas restritivas do decreto, pessoas jurídicas estarão sujeitas a cassação de alvará de funcionamento e aplicação de multas.
A fiscalização das regras será de responsabilidade da Vigilância Sanitária Municipal e da Polícia Militar.