Cuiabá deve ampliar, até a próxima sexta-feira (28), o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adultos e pediátricas para atender pacientes com a Covid-19.
A informação foi confirmada pelo prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), em uma live em suas redes sociais.
A decisão, segundo ele, ocorre em razão do crescimento no número de casos do novo coranavírus em Cuiabá e o consequente aumento da ocupação do antigo Pronto-Socorro, que funciona como Hospital Referência no tratamento a doença.
A expectativa é de 10 novas UTIs adulto e 5 pediátricas.
Ainda durante a live, o prefeito expôs a atua ocupação na unidade: “Dos 20 leitos de UTI adulto, 19 estão com pacientes, o que dá uma ocupação de 95%. Dos 5 leitos de UTI pediátricos, temos 3 com crianças, que representa 60% de ocupação”.
Segundo dados do Município, só nesta semana já foram abertos 27 leitos de enfermaria Covid adulto 9 leitos de enfermaria Covid pediátricos.
Centros de Triagem
O prefeito afirmou também que estuda a abertura de três centros de triagem da Covid-19 na Capital.
A princípio, a ideia é que as unidades fossem instaladas no Centro da cidade, na região do CPA e na policlínica do Coxipó.
“Solicitei à secretária de Saúde, Suelen Alliend que estude a possibilidade de abertura de pelo menos três centros de Triagem Covid-19. Se não for possível, faremos ao menos dois. A ideia é testar de forma mais rápida e eficiente a população cuiabana”, concluiu.