Cuiabá ultrapassou a marca de 1 milhão de doses de vacina contra o coronavírus aplicadas na população. Esse número inclui a vacinação dos adultos, adolescentes e crianças, entre primeira, segunda e dose de reforço.
De acordo com dados do Sistema do Plano Nacional de Imunização – SiPNI, 95% da população acima de 18 anos já tomou a primeira dose na Capital.
O percentual corresponde a mais de 435 mil pessoas.
Com o esquema vacinal completo, que são as duas doses ou a vacina de dose única, Cuiabá já tem mais de 401 mil pessoas, equivalente a 87,3% do público alvo.
Em relação aos adolescentes de 12 a 17 anos, a capital já vacinou com a primeira dose mais de 40 mil pessoas, o que chega a um percentual de 75% da meta.
Com a segunda dose, apenas 40% deste grupo já foi imunizado.
A dose de reforço e dose adicional (terceira dose dos imunossuprimidos) é o que está com o índice de aplicação mais baixo entre a população adulta.
Até o momento, 21,7% das pessoas acima de 18 anos tomaram a dose de reforço ou adicional, o que corresponde a cerca de 100 mil pessoas.
“Apesar dos números de contágio terem voltado a subir, felizmente o número de casos graves e mortes são muito menores do que no começo do ano passado, quando poucas pessoas já tinham sido vacinadas”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
“As vacinas salvam vidas, temos visto isso na prática, por isso continuo pedindo a todos que se vacinem e que levem seus filhos para vacinar, só assim vamos acabar com a pandemia”, emendou.
Crianças
Sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos, pouco mais de 12% da meta tomou a primeira dose até a última sexta-feira (04).
Importante ressaltar que estes dados das vacinas das crianças são diretamente da coordenação da campanha, de acordo com a contagem de aplicação de doses pelos locais de imunização.
“Os dados são digitados no sistema e às vezes demoram um pouco para serem contabilizados pelo Ministério, então pode haver diferenças. Mas segundo nossa contagem, mais de 7 mil crianças já foram vacinadas”, comentou a coordenadora da campanha Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar, Valéria de Oliveira.