A deputada estadual Janaina Riva (MDB) assumirá, temporariamente, a presidência da Assembleia Legislativa nos próximos dias.
A mudança foi comunicada pela parlamentar na tarde desta quarta-feira (2) e ocorrerá em razão de uma viagem do presidente Eduardo Botelho (União Brasil).
Essa será a segunda vez que Janaina assume o cargo. A primeira foi em abril de 2019, quando ela esteve a frente da Casa por 50 dias.
“Só tenho a agradecer ao deputado Eduardo Botelho. Essa não é a primeira vez que ele me permite assumir a presidência da Assembleia e dessa vez, em uma semana tão especial e simbólica para todas nós, que é a semana da mulher”, disse ela.
“Acredito que os trabalhos irão transcorrer de forma tranquila durante a ausência dele e o objetivo é mais para frente fazer outras dobradinhas como esta para dar mais oportunidade de a mostrarmos a relevância que é termos mulheres à frente dos Poderes”, emendou.
Mudança de comando
A deputada Janaina Riva retomará os trabalhos após recesso de Carnaval e poucos dias após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que alterou o comando da Assembleia.
No último dia 24, o ministro Alexandre de Moraes determinou o retorno imediato do deputado estadual Eduardo Botelho à presidência.
O magistrado revogou um despacho do ano passado que havia retirado Botelho da presidência da Casa.
Com a nova decisão, o então presidente Max Russi (PSB), retornou ao cargo de primeiro-secretário.
Na composição atual, Janaina ocupa o cargo de vice-presidente.