Dados do boletim epidemiológico apontam que o número de pessoas internadas com Covid-19 em Cuiabá caiu de 321, no mês de janeiro, para 98, em fevereiro.
Atualmente, Cuiabá acumula 126.547 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, sendo que 122.491 se recuperaram, 3.655 morreram, 385 estão em monitoramento e 201 estão internados em leitos públicos ou particulares.
Em janeiro, a Capital chegou a registrar 562 casos em um único dia e, aos poucos, a curva de contágio foi decaindo, chegando a seis novos casos diários. No mesmo período, foram 9.385 infecções. Em fevereiro, foram 1.940 casos.
Houve queda também na procura por testes rápidos. Enquanto em janeiro houve um recorde de testes, com 46,8 mil exames, em fevereiro esse número ficou em 3.936 testes realizados.
Apesar de os números demonstrarem melhora na situação pandêmica em Cuiabá, a gerente da Vigilância em Doenças e Agravos Transmissíveis, Flávia Guimarães, avalia que ainda não é momento de baixar a guarda.
“Não podemos ainda falar em fim da pandemia, como muitos já estão discutindo. A doença pode se tornar endêmica, ou seja, fazer parte do perfil de adoecimento da população, mas ainda é cedo para se afirmar isso. Temos que ter claro que a transmissão continua, continuamos tendo casos e precisamos continuar adotando as medidas de prevenção, sendo que a principal delas é a vacinação”, comentou.