Os finalistas do Campeonato Mato-grossense 2022 foram definidos no último sábado. Após abrirem vantagem nos jogos de ida, Cuiabá e União confirmaram a classificação e vão se enfrentar em jogos de ida e volta pelo título estadual.
As duas equipes construíram campanhas opostas até o mata-mata. Líder da primeira fase, com 22 pontos, o Dourado disputou dois jogos a menos que o Colorado, pelo fato de ter avançado diretamente para a semifinal.
Em onze partidas, o time auriverde somou nove vitórias, um empate e uma derrota – para o Luverdense, pela terceira rodada. Isolado com o melhor ataque, o Cuiabá balançou as redes adversárias 27 vezes. A defesa também foi a mais efetiva, com seis gols sofridos – nenhum na fase eliminatória.
Após ser derrotado pelo LEC, a equipe engatou uma sequência de dez jogos de invencibilidade, incluindo dois desafios pela Copa do Brasil.
Na semifinal, o time liderado pelo técnico Pintado passou pelo Dom Bosco, com 4 a 0 no placar agregado. Na partida de ida, encontrou dificuldades para construir a vitória. Já no segundo confronto teve mais tranquilidade para se garantir na decisão. Essa é a décima vez que o Dourado disputa a final do Mato-grossense desde 2010.
Do outro lado da disputa pelo título, o União teve um início delicado em 2022. O Colorado perdeu nas três primeiras rodadas do campeonato, ficando próximo da zona de rebaixamento. Sob o comando técnico de Odil Soares, o time emplacou três vitórias consecutivas na reta final da primeira fase, se garantindo no mata-mata com a sexta melhor campanha.
A crescente deu confiança ao elenco para as quartas de final, diante do Sport Sinop. No jogo de ida, o time fez 3 a 0 dentro de casa. Com a classificação encaminhada, perdeu pelo placar mínimo no Gigante do Norte e avançou de fase.
Na semifinal, o União teve pela frente o Luverdense, time de segunda melhor campanha na etapa classificatória. Após duas vitórias de virada por 2 a 1, se credenciou a disputar o título.
Com dois jogos a mais que o Cuiabá, o Colorado tem um retrospecto com sete vitórias e seis derrotas – nenhum empate. Em seus domínios, o time de Rondonópolis venceu cinco vezes e perdeu somente uma, justamente para o Dourado, ainda pela segunda rodada.
No quesito gols marcados, o União tem o segundo melhor ataque, com 19 bolas na rede. Na parte defensiva, foram 16 tentos sofridos em 13 jogos.
O clube volta a jogar a final do Estadual depois do vice-campeonato em 2020.
Além da briga pelo título, o Vermelhinho conquistou vaga na Copa do Brasil e no Brasileirão Série D da próxima temporada, de acordo com o regulamento do Mato-grossense.
Do Olhar Esportivo