O Hospital Municipal São Benedito realizou no dia 29 de março a primeira cirurgia eletiva neurocirúrgica, após a reativação do serviço. As consultas em neurocirurgia no ambulatório também foram iniciadas.
A unidade hospitalar estava destinada, exclusivamente a pacientes com Covid-19, sendo referência para a doença no período de pandemia. Com a retomada integral dos atendimentos, a estimativa é que serão realizadas 100 consultas ambulatoriais e 50 neurocirurgias ao mês.
A unidade hospitalar é referência em neurocirurgia e ortopedia e atende a uma demanda estadual, pois recebe pacientes de todo o estado.
Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o Hospital Municipal São Benedito é essencial para os usuários do Sistema Único de Saúde.
“Oferecemos uma estrutura de primeira, 100% SUS, com a realização de procedimentos complexos e raros. Aqui, tratamos situação graves e frequentes que merecem atenção e atendimento de qualidade. São casos de aneurisma cerebral, tumor cerebral, traumatismo de coluna, raquimedular e outros” disse.
O gestor do Hospital Municipal São Benedito, Paulo Rós, destaca que a unidade hospitalar oferece estrutura necessária para atendimentos de neurocirurgia e ortopedia.
“Nos casos de neurocirurgia, dispomos de equipamentos de última geração para tratar situações de alta complexidade, como a hemodinâmica, tomografia, aspirador ultrassônico, microscópio de ponta e neuronavegação”, pontua.
Segundo o coordenador de neurocirurgia Dr. Giovani, são mais de dez médicos que realizam atendimentos de neurocirurgia.
O hospital atende toda a demanda advinda da Central de Regulação. A retomada das consultas e cirurgias eletivas da ortopedia e da neurocirurgia garante agilidade no atendimento e minimiza situações de pacientes que aguardam por procedimentos.
O Hospital Municipal São Benedito mantém 112 leitos, sendo 32 para enfermaria de neurocirurgia, 32 para enfermaria de ortopedia, 06 para enfermaria de cirurgia geral, 06 para enfermaria de clínica geral, 30 UTIs adulto e 06 para cardiologia.