domingo, 22 de dezembro de 2024
InícioPolíticaEx-secretário tinha diamantes e milhares de dólares escondidos sob a cama
VEJA VÍDEO

Ex-secretário tinha diamantes e milhares de dólares escondidos sob a cama

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de prisão, dentre os quais o de Borgatto e do lobista Rowles Magalhães

O ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Nilton Borgatto (PSD), preso na manhã desta terça-feira (19), mantinha dezenas de diamantes, 4 mil dólares e R$ 29.300 escondidos sob seu colchão, no apartamento onde mora.

A prisão do ex-secretário se deu no âmbito da Operação Descobrimento deflagrada pela Polícia Federal para desarticular uma quadrilha especializada em tráfico internacional de cocaína com esquemas mantidos entre o Brasil e Portugal.

Ao todo, foram cumpridos nove mandados de prisão, dentre os quais o de Borgatto e do lobista Rowles Magalhães – que ficou conhecido em 2012 por revelar esquema de propina na licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Em vídeo disponibilizado pela Polícia Federal, é possível ver diversos maços de dinheiro expostos sobre uma mesa. Além disso, imagens revelam que os diamantes eram armazenados em embalagens do tipo zip lock – organizados em um sistema de diferenciação entre as pedras.

Segundo a polícia, os diamantes serão encaminhados à Caixa Econômica Federal. Não há até o momento informações sobre o quantitativo apreendido em pedras preciosas.

Além dos diamantes na casa de Borgatto, a polícia também apreendeu outros itens de luxo na residência de Rowles, a exemplo de bolsas de grifes da Chanel, Louis Vuitton e relógios Rolex.

Operação

As investigações tiveram início em fevereiro de 2021, quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador para abastecimento.

Após ser inspecionado, foram encontrados cerca de 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave.

A partir da apreensão, a Polícia Federal conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente.

Além disso, a rede criminosa também contava com transportadores responsáveis pelo voo e doleiros responsáveis pela movimentação financeira do grupo.

Posicionamento do PSD

Borgatto assumiu a Secitec em janeiro de 2019 e se descompatibilizou da pasta no final do mês de março para disputar uma vaga no Parlamento pelo PSD.

Com a deflagração da operação, o partido emitiu uma nota informando que já irá aguardar o desenrolar das investigações para tomar qualquer decisão. Confira o comunicado abaixo.

“Diante das informações a respeito da Operação Descobrimento, deflagrada pela Polícia Federal, o Diretório de Mato Grosso do Partido Social Democrático informa que:

– O partido tomou conhecimento das medidas judiciais contra o ex-secretário Nilton Borgato na manhã desta terça-feira (19), através da imprensa;

– O PSD vai aguardar o desenrolar das investigações, respeitando o direito de ampla defesa, assegurado pela Constituição Federal, antes de tomar qualquer decisão”.

Veja vídeo das apreensões:

 

Imagens dos diamantes:

Diamantes Nilton Borgatto
Foto: PF
Diamantes Nilton Borgatto
Foto: PF
Diamantes Nilton Borgatto
Foto: PF
Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se