Na sessão plenária desta quinta-feira (5), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, comunicou que a Justiça Eleitoral atingiu o recorde histórico de 1.738.808 atendimentos presenciais e pela internet somente nesta quarta-feira (4).
A data foi o último dia para emissão do título de eleitor, transferência ou regularização de pendências antes do fechamento do cadastro eleitoral de 2022.
Ao todo, Fachin informou que a Justiça Eleitoral atingiu a marca histórica de 8.951.527 pedidos nos últimos 31 dias.
Foram 4.557.342 atendimentos presenciais nos cartórios pelo sistema Elo e 4.394.185 pelo Título Net.
Ao destacar os atendimentos de ontem, o ministro salientou a capilaridade, a competência e o compromisso com a democracia de servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores, que fazem a Justiça Eleitoral acontecer.
“Uma atuação nunca antes vista, e os números são impressionantes. E sem cada um de vocês isso não seria possível”, acrescentou o ministro.
Agradecimentos
O ministro destacou o sucesso da campanha de mobilização promovida pela Justiça Eleitoral e por parceiros institucionais e sociais, principalmente na convocação dos jovens de 16 e 17 anos para que se alistassem e exercessem o direito do voto nas Eleições Gerais de 2022.
O alistamento eleitoral e o voto nessas faixas etárias não são obrigatórios pela Constituição Federal. O ministro divulgou dados parciais sobre o alistamento desses jovens.
“Vimos, como há muito não se via, um país unido pelo bem e fortalecimento da democracia. Por isso, agradeço a cada um e a cada uma, influenciador ou não, famoso ou não, e jovens de todas as idades, que participaram e criaram conteúdos nas redes sociais para chamar a atenção de todos para o cadastramento eleitoral e regularização dos títulos de todas as pessoas”, disse o presidente do TSE, que fez um chamamento especial ao eleitorado com mais de 70 anos, cujo voto é facultativo, para que exerça o direito de voto em outubro.
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3 de maio), Fachin lembrou, ao agradecer a esses profissionais, o valor de uma imprensa livre e soberana para a manutenção da democracia.
“Destaco a importância da imprensa livre e dos profissionais de imprensa respeitados. Não violados em suas prerrogativas, não agredidos. E do acesso à informação e do poder de exercer o seu papel”, disse Fachin, ao ampliar o agradecimento aos parceiros da Justiça Eleitoral que atuam no combate à desinformação.
Eleitorado
A partir desta quinta-feira (5), não são mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da JE está fechado para as eleições de outubro.
Segundo o calendário eleitoral, o TSE divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022, bem como o detalhamento e o perfil do eleitorado brasileiro.