sexta-feira, 13 de dezembro de 2024
InícioDestaque PrincipalDeputada cobra emenda e diz que burocracia reforça pecha de “moeda de...
REPASSE DO ESTADO

Deputada cobra emenda e diz que burocracia reforça pecha de “moeda de troca”

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) voltou a cobrar o repasse de emendas por parte do governo do Estado. Para a parlamentar, a burocracia em torno da distribuição do recurso faz com ao repasse seja vinculada a pecha de “moeda de troca”.

Em entrevista ao Jornal da CBN Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (6), a deputada apontou ainda um modelo alternativo para a forma atual como a distribuição está sendo feita.

Ao elogiar a atuação do secretário da Casa Civil, Rogério Gallo, Janaina afirmou que o gestor poderia inovar na forma como o repasse é feito em Mato Grosso, apontando que o recurso poderia ser distribuído via PIX.

“Acho que o Gallo pode implementar o PIX da emenda, igual Brasília está fazendo. Facilita isso, deixa o município prestar conta lá para os vereadores. O vereador é para isso, para o prefeito prestar conta para o vereador e não do Estado”, disse.

“É tanta burocracia, tanta coisa, que parece que a gente quer centralizar o poder para o vereador, prefeito e lideranças fiquem dependentes do parlamentar. E não é esse o papel da emenda. O papel da emenda é atender a população e atender rápido. Se não, fica parecendo que é moeda de troca.”, acrescentou.

No final de abril, a deputada já havia criticado o formato de repasses das emendas durante fala na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. No dia 27, Janaina afirmou que a demora do governo poderia atrapalhar a articulação dos deputados junto às lideranças municipais.

A parlamentar lembrou à época a aproximação do período eleitoral, no qual é vedada a partir de julho a participação em eventos. Outro agravante destacado pela deputada diz respeito à demanda de repasse das emendas para serviços de infraestrutura.

Conforme detalhado pela deputada, muitas lideranças municipais têm um período curto para execução de obras por conta da fase de chuvas em Mato Grosso. Dessa forma, com a demora do repasse, parte dos serviços de infraestrutura poderia ser prejudicado.

Confira a entrevista da deputada na íntegra AQUI.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se