domingo, 22 de dezembro de 2024
InícioDestaque PrincipalGoverno de Mato Grosso afirma que recorrerá de decisão de ministro sobre...
INCIDENTE SOBRE COMBUSTÍVEL

Governo de Mato Grosso afirma que recorrerá de decisão de ministro sobre ICMS

A determinação do ministro atende a um pedido impetrado pela Advocacia-Geral da União (AGU)

O governo de Mato Grosso recorrerá decisão do ministro do Superior Tribunal Federal (STF), André Mendonça, sobre a autonomia dos Estados em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Em nota divulgada nesta terça-feira (17), a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) afirmou que os Estados haviam conquistado o direito de concederem incentivos fiscais sobre o ICMS do diesel por meio da Lei Complementar 192/2022.

Contudo, a autonomia foi barrada após decisão de Mendonça sobre o tema proferida na última sexta-feira (13). A determinação do ministro atende a um pedido impetrado pela Advocacia-Geral da União (AGU).

“Incompreensivelmente, a AGU ingressou com a referida ADI e conseguiu liminar para suspender a cláusula do Convênio ICMS 16/22 em que o Estados concederam os benefícios fiscais”, narra trecho da nota emitida pelo Estado.

Diante da decisão, o governo afirmou que o pleito encampado pela AGU temo potencial de aumentar o valor do diesel em quase todo o país. Em Mato Grosso, caso a medida seja mantida, o Estado afirmou que o preço do litro do combustível poderá subir R$ 0,1435.

Para tentar derrubar a decisão, o governo do Estado afirmou que se “associará aos demais Estados da federação para defender, no STF, o direito de reduzir o ICMS dos combustíveis (inicialmente, do diesel) por meio de benefícios concedidos no âmbito do CONFAZ, que é um direito consagrado pela própria Constituição”.

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se