O primeiro levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) aponta que as Eleições Gerais de 2022 devem contar com a participação de 2.389.362 eleitores em Mato Grosso.
Esta é a quantidade atual de pessoas aptas ao voto no estado.
Já o número de títulos cancelados é de 263.225, pelos motivos de não comparecimento a três pleitos seguidos e ausência à revisão biométrica.
Os dados compreendem o balanço referente ao processamento dos requerimentos de atendimento eleitoral.
O atual quantitativo de títulos cancelados sofrerá modificação em breve, visto que, segundo decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitores de 53 munícipios mato-grossenses que tiveram o título cancelado por ausência a revisão com coleta de dados biométricos terão a inscrição regularizada temporariamente e poderão votar no pleito deste ano.
Após a eleição, esses títulos voltarão a constar como cancelados.
O TRE-MT aguarda a conclusão da operação de reversão temporária pelo TSE para contabilizar concretamente quantos eleitores serão contemplados.
O número de títulos cancelados reduziu consideravelmente com a realização da campanha de fechamento de cadastro feita pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Somente no dia em que o cadastro foi fechado [4 de maio] foram realizados mais de 42 mil atendimentos.
Em março deste ano, por exemplo, 367.066 pessoas estavam com a situação irregular perante a Justiça Eleitoral. Em comparação com o número atual de títulos cancelados, a redução foi de 28%.
A evolução do eleitorado apto ao voto também foi significativa. Em janeiro de 2022, o número de eleitores nesta condição somava 2.248.137. Considerando o montante atual, o aumento é de 6%.
Segundo o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, foram abertas diversas frentes de atendimento ao eleitor, por meio de mutirões e postos de atendimento em parceria com instituições, a fim de assegurar o direito ao voto toda a população.
Como parceiros, ele destacou os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, operadora de telefonia, Câmaras Municipais, veículos de comunicação e empresa de saneamento.
“A Justiça Eleitoral realizou um trabalho eficaz, por meio de seus magistrados, servidores, colaboradores e parceiros, aos quais registro meu agradecimento. Levamos o atendimento até comunidades mais afastadas da Baixada Cuiabana com a Justiça Eleitoral Móvel e intensificamos os atendimentos realizados nos postos fixos. Contamos, acima de tudo, com a participação dos cidadãos, infelizmente não foram todos a despertarem essa consciência, mas tivemos um bom resultado”.