O governador Mauro Mendes (União Brasil) autorizou, na manhã desta sexta-feira (10), o início das obras do Hospital Regional do Araguaia, a ser construído no município de Confresa (a 1.160 km de Cuiabá).
Projetada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a unidade hospitalar receberá o investimento de R$ R$ 116,7 milhões.
O cronograma é de aproximadamente 22 meses de execução, com entrega prevista para 2024.
“Este momento marca uma virada de página na história da saúde na região do Araguaia. O dinheiro para a obra do Hospital Regional do Araguaia está na conta, o prazo é de 24 meses e se a empresa vencedora da licitação fizer em 18 ou 12 meses, receberá em 18 ou 12 meses. Queremos uma obra com prazo e qualidade”, declarou Mendes, durante a assinatura da autorização de início das obras.
O Hospital Regional do Araguaia será referência para sete municípios da região e contará com um total de 151 leitos, sendo 111 leitos de enfermaria e 40 leitos de UTI.
A obra será feita pela Construtora Augusto Velloso S/A.
“Estes novos Hospitais Regionais serão maiores e mais modernos do que qualquer outro já existente na Rede Estadual. A população dos municípios da região de saúde Araguaia-Xingu contará com um hospital de média e alta complexidade mais próximo. Os pacientes não precisarão se deslocar vários quilômetros à procura de especialidades de saúde em outras cidades”, explicou a secretária estadual de Saúde, Kelluby de Oliveira.
O hospital também terá 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.
Novos Hospitais
Além do início das obras dos novos Hospitais Regionais de Juína e do Araguaia, o Governo de Mato Grosso também iniciará, em 2022, a construção de outros dois novos Hospitais Regionais, em Tangará da Serra e Alta Floresta.
As ordens de serviço para o início dessas construções serão emitidas nos próximos dias.