Grupo de criminosos foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (6) por tráfico internacional de cocaína, lavagem de dinheiro e contrabando. Os bandidos usavam Mato Grosso como rota do esquema ilícito e foram detidos no âmbitos da Operação Catrapo.
Conforme a Polícia Federal, o grupo tinha como líder um ex-major da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, preso no último mês, em ação de cooperação policial internacional.
Ao todo, a operação cumpre 28 mandados de busca e apreensão, além de outros 13 de prisão temporária, que foram expedidos pela 5ª Seção Judiciária do Mato Grosso.
Além de Mato Grosso, as ordens judiciais são cumpridas em São Paulo, Pará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Amazonas, Paraná, Rondônia e Tocantins.
Mato Grosso na rota
Durante as investigações, foi identificado que a organização criminosa usava aviões para transportar a cocaína adquirida no Peru e na Bolívia para a Europa, utilizando Mato Grosso como entreposto.
A Polícia Federal interceptou duas toneladas de cocaína e identificou R$ 40 milhões em patrimônio durante a apuração.
Outra ação
Paralelamente à Operação Catrapo, também foi deflagrada a Operação The Fallen, que cumpriu 21 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva. Contudo, nesta segunda ação nenhuma ordem judicial foi cumprida em Mato Grosso.