Em duas semanas de atendimentos, os quatros novos postos de testagem para Covid-19 em Cuiabá, realizaram 2.785 exames para detecção do vírus.
Os números foram revelados nesta quarta-feira (20), pela Secretaria Municipal de Saúde.
No início do mês, o Município ampliou a oferta de locais para a população realizar o teste como forma de desafogar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde- UBS’s, Unidades de Pronto Atendimento- UPAS e Policlínicas.
Passaram a realizar os testes: os dois Centros de Especialidades Odontológicas- CEO’s (bairros Dom Aquino e Osmar Cabral) e duas Clínicas Odontológicas do município (bairros Jardim Leblon e CPAIII).
O horário de funcionamento das unidades é das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
A estimativa é realizar cerca de 120 testes por dia, em cada unidade.
Números
Na primeira semana foram registrados 1.310 testes, sendo 327 por dia.
Já na segunda semana, foram 1.475 testes com uma média de 295 por dia.
No Centro de Especialidades Odontológicas do bairro Dom Aquino, foram contabilizados 600 exames. No do bairro Osmar Cabral foram 690.
Na Clínica Odontológica do Jardim Leblon foram 845 e na Clínica Odontológica do bairro CPA III foram realizados 580 testes.
“A Prefeitura de Cuiabá vem trabalhando desde o início da pandemia do Covid-19, em março de 2020, para oferecer atendimento amplo com uma diversidade de serviços para a população cuiabana receber o tratamento adequado e de forma humanizada”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Os pacientes que testam positivo e aqueles que apresentam sintomas são consultados e medicados no próprio local de testagem, sem necessidade de procurar as outras unidades de saúde.
Devem fazer o teste pessoas com sintomas gripais, como garganta arranhando, febre, coriza, rouquidão, dor de cabeça, dores no corpo, ou pessoas que tiveram contato direto com alguém que positivou.