A ativista pelos animais e influenciadora Luísa Mell usou as redes sociais para criticar o projeto de lei de autoria do deputado Gilberto Catanni (PL), que libera a caça esportiva de animais em Mato Grosso.
Em vídeo publicado no Instagram, ela cita trechos do projeto que já foi aprovado pela Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa e chama a proposta de “absurda”.
“Socorro, gente. Uma lei que libera a caça esportiva está para ser aprovada em Mato Grosso. Já passou por várias comissões. Eu preciso da ajuda de vocês para que esse absurdo não aconteça”, disse.
Conforme ela, a prática de caça não pode ser considerada um esporte e o projeto é inconstitucional.
“Vocês matam porque vocês são cruéis, são covardes. Esporte não tem nada a ver com isso. Lembrando que é inconstitucional. Ibama você tem que se posicionar. O Estado não pode decidir sobre isso”, afirmou.
No vídeo, Luísa pede aos seus seguidores para que escrevam para os deputados de Mato Grosso pedindo para que o projeto não seja aprovado.
Alguns deputados já se manifestaram contra o texto na publicação da ativista.
O deputado Lúdio Cabral (PT) afirmou que conseguiu tirar o projeto de pauta, mas ressaltou que é importante continuar a mobilização para derrubar a proposta.
Janaína Riva comentou: “Estamos juntas, Luísa. Contra a caça esportiva de animais”.
Os deputados Thiago Silva (MDB), Valdir Barranco (PT) e Alan Kardec (PSB) também se manifestaram na postagem.
Veja o vídeo:
O projeto
O projeto permite o exercício da caça esportiva de animais, compreendido em atos de perseguição, apanha e abate dos animais, em áreas públicas ou privadas.
De acordo com o documento, a liberação da caça poderá fomentar a relação do homem com a natureza, além da conservação de espécies ameaçadas de extinção.
O projeto proíbe a comercialização de qualquer produto oriundo da caça esportiva e a utilização de equipamentos em desacordo com o regulamento.
“Proibir a caça em nada resolve os problemas ocasionados pela caça ilegal e ainda retira a possibilidade de se ter uma atividade rentável para o Estado, feita por caçadores legalmente licenciados que, em último nível, também serão ferramentas importantes no combate à caça ilegal e ao tráfico de animais silvestres”, diz trecho do projeto.
Outro lado
A CBN entrou em contato com assessoria do deputado Gilberto Cattani, que até o momento não se posicionou.
Thaiza Assunção – Da Redação