Passados poucos dias passados da inauguração da ponte sobre o Rio das Mortes, na rodovia MT-326, em Mato Grosso, diversos comentários nas redes sociais atribuem – de forma equivocada – à responsabilidade da execução ao governo do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). O conteúdo de desinformação já circulou diversas vezes, mas acabou virando pauta de embates novamente após a conclusão da obra. Os recursos que custearam a ponte são exclusivamente do Governo do Estado.
A CBN Cuiabá integra o Programa Núcleos de Checagem Eleitoral, liderado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), e apurou o conteúdo de desinformação.
Conteúdo investigado: Postagem feita pelo presidente da MT Participações e Projetos, Wener Santos, no Instagram, a respeito da inauguração da ponte sobre o Rio das Mortes, em Mato Grosso, acabou se tornando “palco” de discussões entre pessoas que atribuem à execução da obra ao governo Jair Bolsonaro e àqueles que se opõem a tal alegação.
Conclusão CBN: É falso que a construção da ponte sobre o Rio das Mortes, na rodovia MT-326, entre os municípios de Cocalinho e Nova Nazaré, região do Médio-Araguaia de Mato Grosso, tenha sido executada pelo governo federal.
A obra foi executada e concluída pelo Governo de Mato Grosso. O projeto teve início a partir de um contrato assinado em 2013, com financiamento da Caixa Econômica Federal e tendo como executora a construtora Rivoli SPA. O pagamento foi feito com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A ponte de cerca de 483 metros de extensão teve custo final de R$ 52 milhões. A obra foi oficialmente entregue em 3 de setembro de 2022.
Ponte sobre o Rio das Mortes
A ponte fica localizada sobre o Rio das Mortes, na rodovia MT-326. A estrutura tem 483 metros de extensão e, segundo o governo de Mato Grosso, é a maior já construída no estado. A obra foi entregue em setembro de 2022, com custo final de R$ 52.
De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), a obra faz parte de um contrato assinado ainda no ano de 2013, sob a gestão do então governador Silval Barbosa.
O empreendimento foi custeado pela Caixa Econômica Federal, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (FINISA), destinado a municípios, estados e Distrito Federal.
De acordo com o Governo de Mato Grosso, o financiamento é pago com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Não há, neste caso, qualquer investimento de recursos por parte do governo federal.
Ao longo da execução da obra, vários conteúdos de desinformação já circularam nas redes sociais, atribuindo ao Governo Bolsonaro à responsabilidade do empreendimento, Em julho do ano passado, o governador, Mauro Mendes (União Brasil), desmentiu as alegações dando conta de que a ponte teria execução do governo federal.
“Essa ponte é uma obra 100% com recurso do Governo do Estado de Mato Grosso. Do governo federal não existe nenhuma ponte”, disse Mendes naquela ocasião.
Segundo a Sinfra-MT, a obra ajudará o desenvolvimento da região do Araguaia, que, até então, dependia exclusivamente de balsas para fazer o trajeto na MT-326. O trecho é uma importante via de escoamento da produção agrícola da região e interliga vários municípios do Araguaia.
No ato de inauguração, o prefeito de Cocalinho, Marcio Baco, disse que a ponte sobre o Rio das Mortes “é um marco para o desenvolvimento de toda região. É a realização de um sonho de décadas e uma obra que vai mudar a vida de toda a população do Médio Norte do Araguaia. A ponte vai transformar o Araguaia em uma nova fronteira agrícola do Estado”.
Por conta das vedações impostas pela legislação eleitoral, o governador Mauro Mendes – que disputa à reeleição, – não participou da solenidade.
A Sinfra também entregou 112 km de pavimentação da MT-326, garantindo o acesso por asfalto de Cocalinho até Nova Nazaré, com investimento de R$ 187 milhões.
O que é o Fethab
O Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) foi criado pela lei 7882, de 30 de dezembro de 2002, e atualizado como Novo Fethab pela Lei 10.353/2015 e tem o objetivo de financiar o planejamento, execução, acompanhamento, bem como a avaliação dos serviços nos setores de transporte e habitação em todo o Estado de Mato Grosso.
A contribuição é cobrada sobre o valor do óleo diesel, frete, produção agrícola e pecuária mato-grossense.
A arrecadação é administrada pela Sinfra-MT e supervisionada pelo Conselho do Fethab, que é formado por secretários de diversas pastas, além de representantes de sindicatos e entidades da classe.
Por que investigamos: O Programa Núcleos de Checagem Eleitoral, liderado pela Abraji, apura conteúdos relativos às eleições em Mato Grosso e ao processo eleitoral que atinjam alto grau de viralização. Embora os comentários a respeito da execução da ponte não tenham partido de nenhum candidato, podem influenciar a decisão dos eleitores e distorcer a visão que eles possuem sobre postulantes aos cargos eletivos em disputa neste ano.
Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem o dia a dia do cidadão causam prejuízos ao processo democrático e atrapalham a decisão do eleitor, que deve ser tomada com base em informações verdadeiras.
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