Linha fina: Se você gosta de Champagne tem um motivo a mais para aproveitar a bebida nesta sexta-feira (28), dia mundial de celebração deste espumante repleto de história a cada taça.
Celebrado nesta sexta-feira (28), o Champagne é uma das bebidas mais lembradas ao redor do globo quando o assunto é requinte, sabor e tradição. Comumente associado a dias festivos, este tipo de vinho guarda características únicas, que serão detalhadas pelo sommelier da Cave Noble BigLar Mario Marcio.
Para começar a entender a tradição por trás desta bebida, nada melhor do que partir do início. E é na França do século XVII que inicia a história deste vinho, que ganhou o mundo sem perder sua origem.
“O Champagne foi descoberto na França, há 349 anos, em uma região que leva o mesmo nome do tradicional espumante. Foi próximo a Épernay, no povoado de Hautvillers, que os monges franceses Dom Pierre Pérignon e Dom Ruinart se esforçaram muito para domar os vinhos que fermentavam novamente nas garrafas, fazendo-as explodir”, explicou o sommelier.
Produção
A exclusividade desta bebida se dá, entre outros fatores, pelo seu processo de fabricação. Isso porque, diferente dos demais vinhos, o Champagne passa por duas fermentações. Por meio deste método, os produtores conseguem incorporar ao líquido o gás carbônico proveniente da segunda fermentação.
Conhecido como champenoise, o método utilizado consiste em manter a bebida hermeticamente fechada dentro da garrafa durante a segunda fermentação.
“As principais uvas permitidas e usadas na região de Champagne são as tintas Pinot Noir e Pinot Meunier e a branca Chardonnay, cabendo a cada produtor que proporção de cada uva ele usará no blend”, emendou Mario Marcio.
Características
Dentre as características mais lembradas do champagnes estão a refrescância, a alta acidez e os aromas tostados. Contudo, estás bebidas também contam com aromas de fermento advindos do contato com as leveduras, com final redondo e macio.
Na hora de harmonizar o Champagne não tem erro. Pratos como saladas tropicais, frutos do mar, salmão, camarão com molhos mais encorpados, entradas, canapés e carnes brancas combinam perfeitamente com esta bebida.
Porém, vale destacar que os champagnes não caem bem quando combinados com carnes vermelhas e molhos de sabor forte. E, portanto, estes elementos devem ficar fora da mesa quando a bebida for servida.
Indicações
Confira a seguir uma lista detalhada de champagnes disponíveis na Cave NobleBigLar:
1- Champagne Dom Perignon Vintage Brut
2- Champagne Krug Grand Cuvvé3- Champagne Louis Roederer Cristal
4- Champagne Jacquesson Dizy Terres R. Extra Brut Rosé
5- Champagne Moet Chandon
6- Champagne Veuve Clicquot
7- Champagne Duval Leroy
8- Champagne Mailly Brut Blanc de Noirs
Veja mais em www.biglar.com.br