THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um ônibus que voltava de Brasília com manifestantes bolsonaristas na tarde de segunda-feira (9), em Sorriso ( a 415 km de Cuiabá).
A apreensão ocorreu um dia após a invasão na sede dos Três Poderes, ocorrido no domingo (8).
De acordo com a PRF, inicialmente, o condutor do veículo negou o envolvimento dizendo que apenas viajava fazendo transporte de pessoas de Cuiabá a São Paulo.
Porém, após entrevista minuciosa, admitiu ter levado passageiros da cidade de Tangará da Serra e de Cuiabá até Brasília.
Conforme a lei 14.197/21, que alterou o Código Penal Brasileiro, esse tipo de conduta enquadra-se no artigo 359-L, Incitação ao Crime, com pena de 4 a 8 anos de reclusão.
O ônibus, o motorista, e uma lista com o nome dos passageiro foram apreendidos e encaminhados até a Polícia Judiciária Civil para os procedimentos cabíveis.
Ônibus apreendidos em Brasília
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes, determinou a apreensão e bloqueio de 87 ônibus identificados pela Polícia Federal que levaram “terroristas para o Distrito Federal”, em suas palavras.
Entre as apreensões, estão três veículos que saíram de Mato Grosso. São eles:
AUM3J92 – Volvo Paradiso – Primavera Tur Transporte Eireli ME – Primavera do Leste (MT)
PBX0J19 – Volvo Paradiso DD – AM Transportes e Turismo Ltda – Cuiabá (MT)
LRR4456 – Volvo Paradiso DD – Rota Brasil Transporte e Fretamento Eireli – Cuiabá (MT