O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) aceitou denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e tornou réu o trio acusado de estar por trás da tentativa de explosão de um caminhão com combustível nos arredores do Aeroporto Internacional de Brasília em 24 de dezembro de 2022.
Entre os denunciados está o mato-grossense Alan Diego dos Santos, de 32 anos, que é morador de Comodoro.
Também foram denunciados Welligton Macedo de Souza e George Washington de Oliveira Sousa.
George foi preso pela Polícia Civil de Brasília. Já Alan e Wellington estão foragidos.
A denúncia foi recebida pelo juiz Osvaldo Tovani, da 8ª Vara Criminal de Brasília, que considerou que os requisitos previstos no Código de Processo Penal estavam preenchidos e que havia “justa causa” para abertura da ação penal contra os acusados.
O despacho foi assinado na última terça-feira (10).
O processo foi registrado no sistema da Justiça do DF com a classificação “crimes do sistema nacional de armas” e a indicação de “motivação político partidária”.
Preso no mesmo dia da tentativa de explosão, George Washington afirmou à Polícia Civil de Brasília que planejou com manifestantes do QG (Quartel General) no Exército a instalação de explosivos em pelo menos dois locais da capital federal para “dar início ao caos” que levaria à “decretação do estado de sítio no país”, o que poderia “provocar a intervenção das Forças Armadas”.
As informações são da Folha de São Paulo