quarta-feira, 6 de novembro de 2024
InícioCidadesProcon fiscaliza venda de pomadas modeladoras que causaram perda de visão em...
PROIBIDAS PELA ANVISA

Procon fiscaliza venda de pomadas modeladoras que causaram perda de visão em mulheres

Salões de beleza e barbearias também serão fiscalizados

O Procon Estadual iniciou nesta semana uma fiscalização em estabelecimentos de Cuiabá que comercializam produtos cosméticos e para salão de beleza que causaram perda de visão em mulheres.

O objetivo é verificar o cumprimento de Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proibiu no Brasil, desde o último dia 10, a venda de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos por causar problemas de saúde ao consumidor.

O coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon-MT, Ivo Vinícius Firmo, explica que neste momento a comercialização de qualquer pomada capilar está proibida.

Conforme ele, todos os produtos que já foram alvo de ação específica por parte da Anvisa devem ser recolhidos pelos próprios comerciantes e fabricantes.

Durante a operação, realizada em lojas localizadas no centro da Capital, os fiscais constataram que todos os estabelecimentos visitados já não estavam mais comercializando o produto.

De acordo com os lojistas, a mercadoria foi retirada e recolhida em depósito.

Posteriormente, caso a Vigilância Sanitária determine, o produto será encaminhado ao fabricante.

A secretária-adjunta interina de Proteção e Defesa dos Direitos dos Consumidores (Procon-MT), Valquíria Souza, alerta a população sobre a importância de seguir a orientação da Anvisa e não utilizar esse tipo de pomada para evitar problemas de saúde.

“A decisão da Vigilância Sanitária foi tomada como forma de prevenção para garantir a proteção e a saúde da população, após o registro de casos de intoxicação pelo uso desse tipo de produto em diferentes regiões do país”, destacou.

“Entre os efeitos relatados pelos consumidores estão a perda temporária da visão, irritação ocular – como ardência, lacrimejamento, coceira, vermelhidão e inchaço – dores de cabeça e queda de cabelo”, emendou Valquíria.

A fiscalização do Procon irá continuar e será estendida a outros estabelecimentos, como salões de beleza e barbearias.

Cuidados

A Anvisa elaborou uma série de orientações para os consumidores e profissionais que trabalham com pomadas modeladoras.

Entre elas estão a proibição da comercialização e do uso desse tipo de produto; em caso de efeito indesejado, procurar o serviço de saúde mais próximo; e cuidados que devem ser tomados em caso de uso recente e/ou contato acidental.

Confira AQUI todas as orientações.

Casos de efeitos indesejados devem ser notificados à Anvisa por meio do endereço https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/368782?lang=pt-BR

Mais lidas nesta categoria
- Publicidade -spot_img

Siga-nos nas redes sociais

31FãsCurtida
18,052SeguidoresSeguir
3,191SeguidoresSeguir
597InscritosInscreva-se