THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
O Governo do Estado anunciou, na manhã desta quarta-feira (12), sete medidas emergências contra ameaças de massacres nas escolas públicas estaduais.
As medidas foram definidas em uma reunião entre as Secretarias de Estado de Educação e de Segurança Pública, com a participação do Ministério Público Estadual, Conselho Estadual de Educação e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso).
Entre as propostas consta que todas as escolas vão receber um botão do pânico para alerta de alguma ocorrência.
“O diretor da escola ou o professor, imediatamente, diante de alguma ameaça dentro da escola vai estar podendo acionar esse botão do pânico”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan do Porto.
Também foi definido a instalação de câmeras de segurança em todas as unidades; fortalecimento ronda policiais ostensivas; criação de central de atendimento via telefone 190 e 197; fechamento dos portões e acesso somente para funcionários e estudantes; ampliação da cultura de paz nas escolas e psicólogos para alunos e professores.
“Esse protocolo não é ensejado. Ao longos dos dias nós vamos testá-los e, caso haja necessidade, faremos complementos”, acrescentou o secretário.