A Polícia Civil de Mato de Grosso prendeu um advogado, morador da cidade do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (3), em Cuiabá.
Ele é acusado de ter aplicado golpes de mais de R$ 100 mil em Mato Grosso com uso de documento falso.
Além da prisão, o advogado também teve os bens bloqueados e o direito do exercício da advocacia suspenso.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá com base nas investigações da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá.
As investigações apontaram que, durante os anos de 2021, 2022 e 2023, fazendo uso de um substabelecimento com assinatura falsificada de um advogado já falecido, o suspeito levantava alvarás nos processos como se fosse o sucessor do advogado morto.
As partes a quem pertencia o dinheiro, entretanto, alegaram que jamais ouviram falar no advogado.
“A Polícia Civil de Mato Grosso, como órgão responsável por apurar infrações penais, não medirá esforços para garantir a integridade do sistema de Justiça, ainda mais quando os responsáveis pelos crimes forem aqueles que mais deveriam protegê-lo, caso dos advogados. Toda e qualquer violação do sistema será severamente reprimida, justamente para proteger a atuação daqueles que agem de boa-fé e respeitam os direitos de seus clientes”, disse o delegado Herbert Yuri Figueiredo Rezende