A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (31) três pessoas envolvidas no furto de uma loja de eletrônicos no Shopping Pantanal, em Cuiabá, em julho do ano passado. Veja vídeos abaixo.
As prisões fazem parte da Operação Estradeiros, deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos da Capital (Derf).
Um casal foi preso por equipes da Derf em Brasília. Outro criminoso foi preso na cidade de Belém, com apoio da Polícia Civil do Pará.
Em ambas as cidades também foram cumpridas ordens de busca e apreensão.
A investigação apurou que os criminosos fazem parte de uma quadrilha que age com o mesmo modo de atuação em vários estados do País, sempre furtando lojas em shoppings centers.
Em Cuiabá, os criminosos, identificados nas investigações da delegacia especializada, esperaram a loja que era alvo da quadrilha ser fechada, após o horário de comércio no local, e depois de usar um aparelho para burlar o sinal de travamento da porta, entraram no estabelecimento e furtaram celulares de marcas diversas, caixas de som, relógios e outros eletrônicos.
Modus operandi
Os criminosos usaram um aparelho para copiar a frequência do controle de travamento da porta da loja. Depois, acionaram esse sinal para abrir e entrar na loja.
A equipe da Derf Cuiabá apurou que um casal chegou ao Pantanal Shopping, no início da tarde do dia 14 de julho do ano passado, em um carro de transporte por aplicativo. Eles embarcaram de um hotel nas proximidades da Rodoviária de Cuiabá, onde também se hospedaram os outros integrantes da quadrilha, moradores de Águas Lindas de Goiás, cidade localizada no entorno do Distrito Federal.
O casal foi ao shopping fazer o reconhecimento da loja e, no período noturno, retornou para praticar o crime, desembarcando nas proximidades do centro comercial, provavelmente para dificultar as identificações. Em seguida, um segundo casal, entrou no no shopping, seguido de um quinto membro da quadrilha. Três criminosos ficaram em frente á loja alvo, pouco antes do fechamento do local. Um deles fica próximo ao funcionário que vai fechar a loja e coloca a mão no bolso para copiar a frequência do controle da porta.
Outro criminoso acompanhou a saída do funcionário e um casal foi à frente da loja, quando um portão foi acionado e ambos entraram no local. Câmeras da loja registram todos os movimentos dos criminosos furtando os objetos. Ao mesmo tempo em que o casal sai da loja, os outros que ficaram de vigia se levantam e se encontram com os demais criminosos no lado externo do shopping.
Veja os vídeos: