A partir do dia 1º de julho, oito radares semafóricos começam a funcionar ao longo da Avenida Filinto Müller – e vias que cruzam a mesma -, na cidade de Várzea Grande.
Nos pontos, o limite máximo de velocidade será de de 50 km/h.
Os radares também aplicarão multa em caso de desrespeito à sinalização dos semáforos.
De acordo com o coordenador de Mobilidade Urbana do Município, Cidomar de Arruda, os aparelhos serão ajustados para permitir o avanço semafórico após às 23 horas – desde que dentro do limite de velocidade.
A intenção, segundo ele, é evitar que condutores de veículos fiquem parados em semáforos correndo o risco de serem abordados ou assaltados no período noturno.
Testes
Os equipamentos já foram aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e os locais de instalação estão devidamente sinalizados.
O funcionamento também já passou por período educativo para condutores e pedestres, conforme prevê a legislação de trânsito brasileira.
“Nosso objetivo é resguardar a vida de condutores e pedestres. A administração não tem interesse em esconder os pontos ou de arrecadar dinheiro com multas. Pelo contrário, todos os equipamentos são bem-sinalizados”, pontuou o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.
“Importante dizer que todas as ruas e avenidas escolhidas são, infelizmente, campeãs de acidentes e queremos diminuir esses índices. O monitorando em tempo real coíbe acidentes, evita prejuízos materiais e emocionais para as pessoas, além de auxiliar na identificação de veículos roubados”, acrescentou o secretário.
Monitoramento
Somados aos 14 pontos de radares fixos e de barreiras eletrônicas já implantados, Várzea Grande totaliza 22 pontos de monitoramento.
Ao final de todo o processo de implantação, Várzea Grande terá 54 pontos de fiscalização, além de uma central de monitoramento instalada na Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.
A fiscalização eletrônica opera com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as multas são baseadas na gravidade da infração, variando de R$ 130,16 (infrações médias) até R$ 880,41 para infrações graves, além das pontuações na carteira do motorista.