THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
Mais de 340 mil mato-grossenses foram atingidos por um apagão na manhã desta terça-feira (15). A falta de energia ocorre em diversos estados brasileiros no Norte, Nordeste e Sudeste.
Na capital mato-grossense, ouvintes da Rádio CBN Cuiabá relataram falta de energia nos bairros Pico do Amor e Coxipó.
Também citaram desligamento de semáforos na região central.
Conforme a Energisa houve queda ainda em Várzea Grande, Tangará da Serra, Juara Paranatinga, Sorriso, Nova Mutum, Sapezal, Sinop, Rondonópolis, Araputanga, Confresa, Vila Rica, Campo Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, São José dos Quatro Marcos, Lucas do Rio Verde, Poconé, Diamantino, Nortelândia, Nobres, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã.
Além de Nova Brasilândia, Primavera do Leste, União do Sul, Nova Ubiratã, Marcelândia, Jauru, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Reserva do Cabaçal, Vila Bela da Santíssima Trindade, Gaúcha do Norte, Alto Boa Vista, Santiago do Norte, Porto Alegre do Norte, Figueirópolis, Mirassol D’Oeste, Cachoeirinha, Indiavaí e Santo Antonio de Leverger e Rondolândia.
Segundo a Energia, a única cidade sem fornecimento é Rondolândia neste momento. O restante já está com o atendimento normalizado.
O ONS (Operador Nacional do Sistema) informou que um problema no sistema nacional levou a interrupção no fornecimento de 16 mil MW de carga.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31 (horário de Brasília), da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A Energisa informou que houve um “evento externo” no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do País.
“Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do ONS, foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O reestabelecimento do serviço está sendo feito à medida que a ONS libera”, informou a empresa.