THAIZA ASSUNÇÃO – DA REDAÇÃO
O comércio de Cuiabá e Várzea Grande poderá funcionar no feriado do Dia da Independência, nesta quinta-feira (7).
Contudo, os empregadores deverão fazer o pagamento de hora em dobro para os colaboradores, incluídas as comissões das vendas do dia.
De acordo com o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja, é opcional a abertura e consequentemente a convocação dos colaboradores pelos empresários.
“Por ser em uma quinta-feira e com tendência de ponto facultativo pelos órgãos públicos municipais e estaduais, os empresários já possuem em seus planejamentos a possibilidade de abertura ou não, isso sempre depende da estratégia de cada empresa que envolve o seu segmento empresarial, público alvo, estrutura, viabilidade financeira e possibilidade de redução ou aumento de fluxo de pessoas”, explicou.
Conforme ele, o mês de setembro é propício a promoções, por isso na semana da pátria, muitas empresas aproveitam para realizar ações que possam atrair clientes e com isso fomentar o consumo também no feriado.
Já os bancos não funcionarão no feriado.
No serviço público não haverá expediente tanto na quinta quanto na sexta-feira (8).
Veja o que abre e fecha:
Órgãos públicos
O Governo de Mato Grosso e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande decretaram ponto facultativo na sexta-feira (8), pós feriado.
Dessa forma, as atividades retornam normalmente na segunda-feira (11).
As exceções são os órgãos que trabalham em regime de plantão, que exercem atividades essenciais como a Segurança e a Saúde.
Bancos
De acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT), não haverá atendimento na quinta-feira (7).
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que as contas de consumo, como de água, energia, telefone e de carnês que tiverem essa data como vencimento, poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado.
Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis.
Na sexta (8), as agências bancárias funcionam normalmente
Shoppings
Os shoppings também estão autorizados a funcionar, tanto as lojas quanto as praças de alimentação, desde que os empresários sigam todas as regras estabelecidas pela CCT.
O horário de funcionamento das praças de alimentação será das 11h às 22h e das lojas das 14h às 20h.