Duas ações simultâneas da operação Lei Seca terminaram com a prisão de 16 motoristas, na madrugada deste domingo (8), em Cuiabá.
Os agentes se concentraram nas Avenida Beira Rio, no bairro Praeirinho, e Tenente Coronel Duarte, a Prainha, no bairro Porto.
Nas ações, 51 veículos foram removidos por irregularidades.
No total, foram abordados 176 condutores que trafegavam nas duas vias. Durante a operação, 187 motoristas fizeram o teste de bafômetro.
A diferença entre o número de abordados e de teste de alcoolemia ocorre já que passageiros ou outros ocupantes de alguns veículos também passaram pelo exame caso precisassem assumir a direção.
As prisões foram realizadas de acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece a direção sob efeito de álcool como crime de trânsito, por inibir a capacidade psicomotora do condutor.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com as equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).