Integrantes do Comando Vermelho em Mato Grosso realizaram uma queima de fogos na noite desta terça-feira (24), em “homenagem” a Rudiney Rodrigues dos Santos, de 40 anos, que morreu após fugir do Presídio da Mata Grande, em Rondonópolis.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o céu de Cuiabá e municípios do interior iluminado pelos explosivos.
A “homenagem” também foi feita na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.
Em uma “nota” atribuída à facção criminosa, a presidência convoca os membros de todas as regiões a soltarem fogos simultaneamente às 21h.
“Com uma tristeza infinita no coração venho comunicar o falecimento de um grande amigo e irmão que certamente marcou as vidas daqueles que puderam conviver com ele. É uma notícia inesperada, mas a morte infelizmente surge a qualquer momento e por vezes leva as pessoas que nos são especiais”, diz trecho da nota.
“Que todos façam um minuto de silêncio e uma queima de fogos em todas as cidade MT e quebradas aqui na capital, por respeito e memória do nosso nobre irmão Rudiney vulgo motoqueiro e que Deus coloque ele em um bom lugar assim seja”, diz outro trecho.
Rudiney era considerado uma espécie de “juiz” dentro da facção.
Fuga e morte
A fuga ocorreu na última sexta-feira (20), ocasião em que ele pulou o muro do presídio e fraturou as costelas.
Uma caminhonete o aguardava do lado de fora e o levou para o Hospital Regional de Rondonópolis.
No mesmo dia, porém, ele assinou um termo para deixar o local.
Horas depois, ele procurou o Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, onde estava internado com nome falso, mas não resistiu aos ferimentos.
Veja vídeos: