O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou na manhã desta terça-feira (31), a Operação Sinergia, contra membros de uma organização criminosa suspeita de tentar uma “queima de arquivo” contra um membro do bando.
A ação ocorre na cidade de Barra do Garças (a 509 km a leste de Cuiabá) e são cumpridos três mandados de busca e apreensão e três ordens de quebra de sigilo.
Segundo o Gaeco, as investigações começaram após dois homens armados, com uso de uma motocicleta, entrarem em uma residência no bairro Jardim dos Ipês e efetuarem 11 disparos de arma de fogo contra uma pessoa. O fato aconteceu no dia 20 de agosto.
A vítima, que também era integrante de uma organização criminosa, conseguiu sobreviver, após ser socorrida e passar por procedimentos cirúrgicos.
Com o transcorrer das investigações, apurou-se que a tentativa de homicídio foi motivada pela chamada “queima de arquivo”, pois a vítima estava tentando deixar a organização criminosa, mas possuía informações sobre crimes praticados pela facção em questão.
Os criminosos acreditavam que a vítima estaria “delatando” práticas criminosas.
Termo de origem grega (synergía), significa cooperação, trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa. Que no caso está fundado no trabalho integrado das Forças de Segurança no combate à criminalidade e, foi mais uma vez fortalecido e efetivado pela ação conjunta da Polícia Civil e Gaeco de Barra do Garças.