CAMILA RIBEIRO – DA REDAÇÃO
A forte chuva entre a noite de segunda-feira (25) e a manhã de terça (26), deixou dezenas de turistas e caminhoneiros presos em atoleiros na MT-246, no distrito de Água Fria – rota alternativa à MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram motoristas parados em trechos da rodovia que não é pavimentada.
Para chegar em Chapada dos Guimarães por essa rota, são 116 km, sendo 33 km por estrada de terra.
O fluxo de veículos no local acabou se intensificando em razão da nova interdição na região do Portão do Inferno.
Segundo a secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), este trecho na MT-251 permanecerá totalmente bloqueado até a melhoria das condições climáticas e avaliação do local.
Rota alternativa
A secretaria também orienta aos motoristas que precisarem se deslocar entre Cuiabá e Chapada para que utilizem a rota que passa pela cidade de Campo Verde.
Desta forma, quem for sair de Cuiabá para Chapada dos Guimarães, deve seguir pela BR-163 no sentido da Serra de São Vicente. Na altura do Trevo de São Vicente, deve acessar a BR-070 em direção a Campo Verde.
Em Campo Verde, o motorista deverá seguir pela MT-140, em direção ao Posto Gardez. Na rotatória, seguir pela MT-251 em direção a Chapada dos Guimarães, por cerca de 60 km.
Já os motoristas que querem sair de Chapada dos Guimarães em direção a Cuiabá, devem fazer o caminho contrário: pegar a saída para Campo Verde pela MT-251 e na altura do Gardez pegar a MT-140 em direção a Campo Verde.
A partir de Campo Verde o motorista deve seguir pela BR-070 em direção a BR-163. No Trevo de São Vicente, seguir em direção a Cuiabá.
O trajeto entre o centro das duas cidades, passando por Campo Verde, tem cerca de 200 quilômetros. Segundo uma projeção do Google Maps, o tempo de viagem varia entre duas horas e trinta minutos e três horas. (com informações assessoria)
Veja vídeos: