A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) arrecadou, ao longo deste ano, R$ 19,1 milhões em leilões de bens provenientes do tráfico ou do crime organizado, além de bens patrimoniais da pasta.
Ao todo, foram 15 leilões com mais de 230 itens incluindo carros, caminhonetes, caminhões, vans, motocicletas, sucatas, aeronave e um conjunto habitacional.
O valor adquirido será utilizado pela Sesp em diversas atividades de combate às drogas em Mato Grosso.
“Os valores irão dar maior capacidade para as ações de repressão e de prevenção às drogas. Além disso, os projetos de prevenção executados pela Sesp já serão contemplados com os valores no próximo ano”, afirmou a secretária adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos Barbosa.
Para isso, a Sesp trabalha em duas frentes, no Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e no Fundo Estadual Sobre Drogas de Mato Grosso (Funesd-MT). Ambos serão beneficiados com os valores arrecadados.
Os recursos destinados ao Funad são geridos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), e 40% do valor volta para o estado por meio de projetos. Já o Funesd é gerido pela própria Sesp, e os recursos podem ser aplicados na prevenção e repressão do tráfico de drogas.
Foram realizados dois leilões no mês de fevereiro, dois em março, dois em abril, um em maio, um em junho, um em agosto, um em outubro, quatro em novembro e um em dezembro.
Antes de cada leilão, foram permitidas visitas do público ao pátio em que os veículos estavam mantidos, a fim de garantir conhecimento sobre o estado das peças disponíveis. Todos os bens foram leiloados no estado em que foram apreendidos para evitar custos ao estado.