O Procon Estadual constatou variação de preços de até 862% em itens que compõem o material escolar em diferentes estabelecimentos em Cuiabá.
A coleta de dados foi realizada no último dia 15.
O levantamento incluiu produtos como lápis, lapiseira, caneta, caneta marca texto, apontador, borracha, caderno, cola, giz de cera, lápis de cor, régua, tesoura e papel sulfite.
De acordo com o coordenador de Fiscalização do Procon-MT, Ivo Vinícius Firmo, dentre os itens com maior variação, está o giz de cera (com 12 unidades).
Em alguns estabelecimentos o produto foi encontrado a R$ 5,40, chegando a R$ 52 em outras unidades comerciais.
Outro item que apresentou significativa variação foi o EVA liso, com uma diferença de 593,88% entre o valor máximo e mínimo.
Já o TNT, teve uma variação de 376% nos preços praticados nos estabelecimentos pesquisados.
Segundo o Procon, para alguns produtos, como os cadernos, por exemplo, a comparação de preços entre itens de marcas diferentes é mais difícil por não haver uma regulamentação sobre padronização.
Uma mesma marca pode oferecer diversos modelos e especificações de um mesmo produto.
Artigos com personagens infantis, artistas e times de futebol, por exemplo, tendem a ser mais caros do que os que não apresentam estas estampas, cabendo ao consumidor definir qual delas cabe em seu orçamento.
Procon ressalta que as escolas não podem determinar a aquisição do material escolar em estabelecimento específico ou mesmo condicionar a determinada marca.
Vale destacar também a informação que já compartilhamos aqui na CBN no início desta semana, que o consumidor pode utilizar a ferramenta MENOR PREÇO, disponibilizada no site NOTA MT.
Por lá é possível fazer uma pesquisa preliminar em relação aos preços de diversos produtos.
Confira a PESQUISA COMPLETA de preços de material escolar. E a TABELA dos produtos que apresentaram maior variação de preços.